top of page

Saiba como armazenar e usar da melhor forma

Os clichês de metal servem para replicar um determinado desenho, com tinta de plastisol para a produção de emborrachados, ou para realizar marcações em couro, tecido sintético, papel e outros pelo processo de hot stamping. Porém, como com todo material de metal, é preciso ter alguns cuidados para que o clichê não entre em processo de oxidação e fique inutilizável para a produção.


Nós da Clicheria Integrus nos preocupamos com a sua encomenda e por isso separamos alguns cuidados que você deve ter antes de iniciar a produção:



Cuidados com o molde:



- O clichê não pode ser armazenado molhado ou em locais úmidos, pois, como toda peça de metal, entrará em processo de oxidação, o que poderá inutilizar o molde. Para que isso não aconteça, aqueça o molde, deixe esfriar naturalmente e guarde dentro de um saco plástico fechado em um local arejado.



- Nenhuma peça de metal deve ser passada na parte usinada, pois isso tirará o jateamento de areia e danificará o aspecto visual dos emborrachados.


- O glichê não deve ser deixado no forno por mais tempo que o necessário para o cozimento, pois isso aumentará o risco de o plastisol queimar e ficar grudado no molde.


- Caso passe muito tempo do ponto cura e o plastisol fique grudado, retire levemente com um objeto pontiagudo de metal e jateie o molde novamente. Empresas de jateamento de vidro ou de motor possuem máquinas para esse tipo de serviço. Porém é importante realizar um teste no verso do clichê e verificar se o jateamento não danificará o clichê criando poros ou desgaste no metal. Dica: comece jateando de forma suave e aumente se for necessário para retirar a tinta presa.


- Deve-se utilizar, exclusivamente, o diluente (também conhecido como amaciante) para limpar o excesso de tinta no molde, pois outros produtos químicos podem danificar o jateamento produzindo manchas no clichê.



Cuidados com a tinta de plastisol:

- Por se tratar de um produto oleoso, jamais deve ser adicionada água ao plastisol. Se houver qualquer contato com a água, o material terá que ser descartado, pois promoverá um efeito negativo na produção.

Agora que você já sabe dos cuidados, pode começar a fazer sua produção com mais segurança!


Em caso de dúvidas entre em contato através do nosso WhatsApp (27) 99951-6728.


Comments


bottom of page